Assim como no futebol, o roundnet também conta com "juízes". Mas aqui eles são chamados de observadores.
Na maioria das vezes, os próprios jogadores atuam nesse papel, o que destaca um dos pilares mais importantes do esporte: o Fair Play, mas isso é assunto para outro post.
Aqui vamos conhecer mais sobre as regras de sinalização e o papel dos observadores para você não dar bola fora nos próximos campeonatos!
Divisão das Faltas: Ativas e Passivas
- Marcações Ativas: Devem ser chamadas pelo observador no momento da infração. Exemplos incluem violação de distância, falta no arremesso e bola jogada/segurada.
- Marcações Passivas: Como limpo, pocket, aro, saque alto e obstrução, só devem ser confirmadas quando consultadas pelos jogadores.
O Papel dos Observadores
Mas afinal, o que é um observador e o que ele faz?
O trabalho do observador é facilitar as partidas, resolvendo disputas, garantindo o cumprimento das regras e promovendo o espírito desportivo. Embora os observadores sejam responsáveis por comunicar uma série de sanções ativas, a responsabilidade pelo Fair Play e pelo espírito desportivo cabe aos jogadores.
- Sanções Passivas
As sanções passivas são executadas pelos jogadores. E se os jogadores não conseguirem chegar a um acordo sobre uma sanção, eles podem consultar o observador para tomar uma decisão final. Se o observador não puder determinar uma sanção definitiva, o ponto será repetido.
Agora sabendo o que é um observador e como funciona as faltas, confira sinalizações manuais que são realizadas durante os jogos de roundnet e o que elas indicam.
Violação de distância:
Deve ser chamada quando algum dos jogadores desrespeitarem as regras de distância no saque. Lembrando que no momento do saque todos devem respeitar a distância de de 2,13m com exceção do jogador que irá realizar a recepção.
Falta no arremesso:
Deve ser chamado quando o sacador não cumprir a exigência mínima de soltar a bola com altura aproximada de 10cm antes de realizar o saque.
Bola segurada/ jogada:
Deve ser chamado quando em algum toque a bola for segurada e/ou arremessada.
Obstrução:
É utilizado quando o observador deseja confirmar que ouve obstrução da jogada.
Limpo/Válido:
É utilizado o sinal em situações em que o observador deseja confirmar que o lance foi limpo/ sem infrações.
Pocket:
É utilizado quando o observador deseja confirmar que houve Pocket no lance, ou seja, que a bola bateu no aro, mas teve desvio para outra direção.
Aro:
É utilizado quando o observador deseja confirmar que houve a infração de Aro no lance.
Saque Alto:
É utilizado quando o observador deseja confirmar que o saque ultrapassou os limites de altura do saque.
No Roundnet, a autoarbitragem é fundamental
Você e seu adversário são os juízes do próprio jogo, mas os observadores estão lá para garantir que tudo corra bem. Eles podem usar sinais manuais para indicar sanções tanto para os jogadores quanto para os espectadores.
Fique por dentro das regras para mandar bem nos próximos campeonatos e não dar bola fora. Para mais dicas e informações sobre o Roundnet, continue acompanhando nosso blog!
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